o projeto

O projeto Amazônia 2030 é uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para desenvolver um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia brasileira. Nosso objetivo é que a região tenha condições de alcançar um patamar maior de desenvolvimento econômico e humano e atingir o uso sustentável dos recursos naturais em 2030.

Para isso, os cientistas envolvidos no projeto levam em conta os aspectos econômicos, humanos e ambientais. O projeto iniciou em 2020, com a coleta e sintetização do melhor do conhecimento da academia e das experiências bem sucedidas de desenvolvimento de empresários, empreendedores e agentes públicos.

O projeto visa analisar experiências de êxito comprovado, com rigor e independência, aprofundar os estudos nas questões críticas e sistematizar as soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Os resultados do projeto somam um conjunto de recomendações precisas para adoção imediata de tomadores de decisão privados (como empresários, empreendedores, investidores e bancos), tomadores de decisão públicos (como dos poderes Executivo e Legislativo, assim como órgãos das esferas municipal, estadual e federal) e agentes de cooperação e investimento internacional.

INICIATIVA CONJUNTA

Amazônia 2030 é uma iniciativa conjunta do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, ambos situados em Belém, com a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio, localizados no Rio de Janeiro. O Mundo Que Queremos é a organização parceira responsável pela comunicação do projeto.

O projeto ainda envolverá outras organizações de pesquisa com histórico de geração de conhecimento e experiências no desenho de políticas públicas e de estratégias para melhorar a qualidade de vida na região.

a pesquisa

O que estamos pesquisando:
  • Apesar de as regiões tropicais úmidas estarem atrasadas no desenvolvimento, quais são as oportunidades para um salto a partir das tecnologias que estão emergindo na 4ª Revolução Industrial?
  • Quais são os elementos essenciais para a formação de uma identidade e cultura amazônica ligada à economia verde como ocorreu na Costa Rica?
  • A Amazônia está cada vez mais urbana, com mais de 80% da população residindo em cidades caóticas, violentas e com precárias condições de saneamento. Dessa forma, quais são as oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável da região a partir desse fenômeno de urbanização?
  • Como atrair e reter capital humano nas cidades amazônicas? melhorar o bem-estar da população amazônica?
  • Como conservar a floresta e os serviços ambientais associados e ao mesmo tempo melhorar a economia da Amazônia?
  • Qual é o papel das políticas públicas na esfera federal e estadual para ordenar o território, aperfeiçoar o comando e controle e, sobretudo, fomentar um desenvolvimento econômico na região?
  • Quais são os instrumentos de políticas públicas mais efetivos para atrair investimentos e desenvolver uma economia de baixo carbono na região?
  • Como podemos aprimorar o atual arcabouço de política pública para propiciar melhor provisão de serviços ecossistêmicos e melhorar o bem-estar da população amazônica?

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba informes sobre nossos eventos, notícias e publicações recentes mensalmente no seu e-mail.
Copyright 2020 © Todos os Direitos Reservados a Amazônia 2030.