EQUIPE

Amazônia 2030 é uma iniciativa conjunta do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, ambos situados em Belém, com a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio, localizados no Rio de Janeiro. O Mundo Que Queremos é a organização parceira responsável pela comunicação do projeto.

O projeto ainda envolverá outras organizações de pesquisa com histórico de geração de conhecimento e experiências no desenho de políticas públicas e de estratégias para melhorar a qualidade de vida na região.

Coordenadores

Beto Veríssimo

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), pós-graduado em Ecologia pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), pesquisador sênior e co-fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA).

Juliano Assunção

Economista e mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMS), doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professor associado da PUC-Rio e diretor executivo da Climate Policy Initiative (CPI) Brasil.

Colaborador Sênior:

José Alexandre Scheikman

Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), doutor em Economia pela Universidade de Rochester (EUA) e professor nas universidades Columbia e Princeton (EUA).

Colaboradores:

Andréia Pinto

Bióloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Pesquisadora adjunta do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Arthur Bragança

Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Economia pela PUC Rio, professor da PUC-Rio e Head of Policy Evaluation com foco em Infraestrutura e Agricultura Sustentáveis no CPI.

Amanda Schutze

Bacharel em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia e finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Doutora em Economia pela PUC-Rio, professora da PUC-Rio e Head de Policy Evaluation com foco em Energia no CPI.

Brenda Brito

Mestre e doutora em Ciência do Direito pela Universidade Stanford (EUA). É Pesquisadora Associada do Imazon, atuando há 17 anos para o aprimoramento de leis e políticas ambientais para conservação da Floresta Amazônica, melhoria da gestão fundiária e mitigação de mudanças climáticas.

Carolina Salcedo

Engenheira Agrícola Ambiental, mestre em Engenharia de Biossistemas (UFF), especialista em Gestão de Projetos. Com vasta experiência em projetos socioambientais em diferentes regiões do Brasil, atua hoje como gestora em sustentabilidade no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS).

Carlos Eugênio

Economista formado pela Universidade de Brasília com Mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PhD pela Universidade de Chicago. Professor Associado da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (EPGE FGV).

Cássio Turra

Economista e mestre em Demografia pela Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG), Ph.D. em Demografia pela Universidade da Pennsylvania (EUA), professor associado do Departamento de Demografia, Cedeplar-UFMG.

Clarissa Gandour

Bacharel, mestre e doutora em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Head de Policy Evaluation com foco em Conservação no CPI.

Cristina Leme Lopes

Advogada e engenheira química, e mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Sorbonne, Paris. Cristina atua como Senior Legal Analyst com foco em Direto e Governança do Clima no CPI.

Daniel Pimentel

Advogado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em modelagem de sistemas complexos pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.

Diogo Rocha

Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, pesquisador no Instituto Internacional para Sustentabilidade. Experiência com SIG e ambiente de programação R. Desenvolve pesquisa em modelagem de nicho ecológico e planejamento espacial para restauração ou conservação da vegetação natural.

Eduardo Lacerda

Geógrafo e atualmente atua como pesquisador e project owner da equipe de modelagem computacional do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Realiza pesquisas na área de otimização espacial aplicada à priorização de áreas para conservação e restauração.

Fernando Fernandes

Economista, mestre e doutor em Demografia pela UFMG. Graduado no Senior Executive Program pela IESE Business School (EUA). Foi consultor do Departamento de População do IBGE. É pesquisador de pós-doutorado do Cedeplar/UFMG. 

Flávia Alfenas Amorim

Doutora em Demografia pela UFMG, com Doutorado Sanduíche no Center for Population Change da Universidade de Southampton, UK. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFJF. Consultora do Departamento de Economia da PUC-Rio para o projeto AMZ 2030

Flávia Chein

Economista, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutora em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG, Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Francisco Cavalcanti

Bacharel e mestre em Economia pelo PIMES/UFPE, Ph.D. em Economia pela Universitat de Barcelona (Espanha), pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Economia da PUC-Rio e gerenciador operacional do Data Zoom.

Giovanna de Miranda

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio, e mestre em Relações Internacionais e Pós-Graduanda em Resolução de Conflito pela Maxwell School da Universidade de Syracuse. Giovanna atua como Project Associate no CPI.

Gustavo Gonzaga

Economista e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), professor associado e coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Economia da PUC-Rio, coordenador do projeto Data Zoom.

JAYNE GUIMARÃES CHIACCHIO

Bacharel em Economia pela UFMS, Mestre em Economia Ambiental pela University of York e em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável pela UFPA. Doutoranda em Economia pela UFPA e consultora do Imazon para o projeto AMZ 2030. 

Joana Chiavari

Advogada (UERJ), especialista em Direito do Clima, mestre em Gestão Ambiental (Scuola Superiore Sant’Anna, Pisa), doutora em Análise e Governança de Desenvolvimento Sustentável (Ca’ Foscari, Veneza) e diretora associada do Programa de Direito e Governança do Clima do CPI.

João Biehl

Professor de Antropologia e Diretor do Brazil LAB na Universidade de Princeton (EUA).É autor dos livros “Vita: Life in a Zone of Social Abandonment” e “Will to Live: AIDS Therapies and the Politics of Survival” e edita a série de livros “Critical Global Health”.

José Irineu Rigotti

Graduado em Geografia pela UFMG, mestrado e doutorado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Demografia (CEDEPLAR/UFMG).

Juliana Portella

Mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel
em economia pela PUC-Rio. Foi aluna e pesquisadora visitante na Universidade de Stanford e pesquisadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV CEIPE). Juliana é Lemann Fellow e atualmente trabalha com advocacy junto ao Instituto Natura e Fundação Lemann.

LEILA PEREIRA

Economista formada pela FEA-USP, mestre em economia pela EESP-FGV e Ph.D. em economia pelo Insper. É pesquisadora de pós-doutorado da Cátedra Fundação Lemann no Insper e suas áreas de interesse são Economia Política, Desenvolvimento Econômico e Economia do Crime.

Lucimar Souza

Diretora adjunta de desenvolvimento territorial do IPAM. Formada em Psicologia pela UFPA e mestre em Conservação Tropical e Desenvolvimento pela Universidade da Flórida. Atua nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar e manejo de recursos naturais na Amazônia. 

Luiz Gustavo Oliveira

Doutor em Física pela UFRJ, foi professor substituto na mesma instituição. Em abril/2019 defendeu sua tese baseada na medida de observáveis de partículas elementares. Integra a equipe de modelagem do IIS dando suporte ao desenvolvimento e à análise de dados robustos.

Miquéias H. Mugge

Pesquisador associado no Brazil LAB na Universidade de Princeton (EUA), onde leciona sobre história do Brasil e da Amazônia. É doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisa história das elites e das desigualdades no Brasil, especialmente em regiões de fronteira.

Natalie Hoover

Bacharel em Sociologia, Estudos de América Latina e Espanhol pela Universidade de Nebraksa – Lincoln, mestrado em Políticas Públicas, com especialização em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Políticas Públicas Hubert Humphrey, da Universidade de Minnesota e Program Director do CPI.

Nina Oswald Vieira

Especialista em Design no CPI Brasil, onde atua com visualização de dados, diagramação de publicações e estratégias de comunicação. É graduada em Design – Comunicação Visual pela PUC-Rio e pela Hochschule für Kunst, Design und Musik, Alemanha, e é Mestre em Design pela PUC-Rio.

Paulo D. Branco

Mestre em Administração de Empresas e graduado em administração com especialização em Sistemas de Informação (PUC-Rio). Diretor Executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), associado fundador do Instituto Fronteiras do Desenvolvimento, sócio fundador da Ekobé Consultoria e professor do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio.

PEDRO GOMES

Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), especialista em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Analista I do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Paulo Amaral

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mestre em Manejo e Conservação de Floresta Tropical e Biodiversidade pelo Centro de Pesquisa e Ensino Superior em Agricultura Tropical (Costa Rica) e pesquisador associado do Imazon.

Paulo Barreto

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mestre em Ciências Florestais pela Universidade Yale (EUA), co-fundador e pesquisador associado do Imazon.

Paulo Motinho

Ecologista que trabalha na Amazônia há 30 anos e foi cofundador do
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia). Participou ativamente da constituição do Fundo Amazônia e da Política Nacional de Mudanças Climáticas. Atualmente, é um cientista sênior do IPAM Amazônia e associado ao Woodwell Climate Research Center, EUA.

Raísa Vieira

Pesquisadora no IIS. Bióloga, mestre e doutora em Ecologia e Evolução (UFG), com período sanduíche no Conservation Planning Group da JCU, Austrália. Possui experiência com projetos que visam dar suporte à tomada de decisão, com ênfase em Planejamento Sistemático para Conservação e priorização espacial.

RAFAEL ARAÚJO

Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre e doutorando em pela Economia Fundação Getúlio Vargas (EPGE-FGV), analista sênior com foco em infraestrutura sustentável e impactos do desmatamento no CPI/PUC-Rio.

RAFAEL PUCCI

Pesquisador de pós-doutorado da Cátedra Fundação Lemann no Insper. Possui graduação em economia pela FEA-USP e Ph.D. em economia pelo Insper. Sua pesquisa foca nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia do Crime e Economia Urbana.

Renata Capellão

Bióloga e mestre em ciências biológicas com ênfase em genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Instituto Internacional para Sustentabilidade, atua no desenvolvimento e aplicação de ferramentas voltadas para priorização de áreas para restauração e conservação em ambiente R.

Renato Moreira Hadad

Engenheiro Mecânico pela UFMG, Mestre em Ciências pelo PG/EEC-ITA, Doutor em Ciência da Computação pela DCC-UFMG, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da PUC MINAS e Pesquisador Residente do Departamento de Demografia, Cedeplar-UFMG.

Roberto Smeraldi

Jornalista, cozinheiro, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, vice-presidente do Instituto Atá. Autor de muitos estudos sobre Amazônia. Fundou – e dirigiu durante 27 anos – Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Presidiu o Grupo de Assessoria Internacional do Programa Piloto do G-7 para Amazônia.

Rodrigo Soares

Professor titular da Cátedra Fundação Lemann no Insper. Possui graduação em Economia pela UFMG, mestrado pela PUC-Rio e PhD pela University of Chicago. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Demografia Econômica, Economia do Trabalho e Crime.

Rudi Rocha

Bacharel e mestre em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), professor associado da Escola de Administração de Empresas (FGV EAE) e diretor de pesquisa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Salo Coslovsky

Bacharel em Administração Pública pela FGV, mestre em Direito e Diplomacia pela Tufts University (EUA), doutor em Estudos Urbanos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e professor associado da Universidade de Nova York.

Tasso Azevedo

Coordenador Geral da Rede SEEG, um sistema que calcula emissões GHG no Brasil e também do MAPBIOMAS. Engenheiro florestal, foi Diretor do IMAFLORA e diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. É pesquisador associado do Brazil Lab na Universidade de Princeton.

Tássia Cruz

Professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e gerente executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), na FGV-EBAPE. Tássia possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É especialista em financiamento da educação e avaliação de impacto de políticas educacionais.

VALDEMAR PINHO NETO

Graduado em Economia pela UFC, Mestre e Doutor pela FGV EPGE (sanduíche em Princeton). Foi pesquisador na University of Chicago Booth e atualmente participa como coordenador no Centro de Estudos Empíricos em Economia e Professor na FGV EPGE, pesquisando em Labor Economics e Políticas Públicas.

Washington Fajardo

Arquiteto e urbanista. Foi Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade até 2016. É Loeb Fellow da Harvard Graduate School of Design e Secretário do Planejamento Urbano e Presidente do Instituto Pereira Passos.

Equipe de Apoio Técnico:

Daniel Santos

Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e consultor ambiental (IPS, ODS e Banco de Dados).
Manu

Manuele Lima

Graduada e Mestre em Engenharia Química pela UFPA e atua como Coordenadora de Projetos e Pesquisadora no Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Comunicação:

Alexandre Mansur

Jornalista especializado em sustentabilidade. Trabalhou durante 30 anos em grandes veículos de imprensa. É membro do conselho do Greenpeace, da Fundação Grupo Boticário, da Rede Pró UCs, do IEMA e da Iniciativa Verde. Hoje é sócio e diretor de estratégia da Agência O Mundo Que Queremos.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba informes sobre nossos eventos, notícias e publicações recentes mensalmente no seu e-mail.
Copyright 2020 © Todos os Direitos Reservados a Amazônia 2030.